domingo, 10 de janeiro de 2010

Audição seletiva


É interessante notar que os homens (especialmente os casados) têm uma particularidade em comum em matéria de audição, que sempre achei sumamente interessante porque ela funciona na maioria dos exemplares de sexo masculino, normalmente ativada pela voz feminina (da esposa, principalmente, não da esposa dos outros, a do próprio).

Lembram daquele ditado: "o pior surdo é aquele que só escuta a si mesmo"? Pois é. Os homens de maneira geral só escutam o que lhes interessa. Você pode falar o que quiser, eles só vão escutar se for alguma coisa interessante, se for alguma coisa de que não gostam, ficam surdos.

- Amor, você coloca o lixo lá fora?

- Hein?

- O lixo. O lixeiro já vai passar.

- O quê?

Vou até a porta do quarto onde ele está, na frente do computador, ocupadíssimo com um jogo de bilhar online enquanto preparo o jantar, lavo a louça e vigio a roupa no tanquinho.

- Perguntei se você poderia levar o lixo lá fora.

- Desculpe, amor. Com esse som do jogo não consigo ouvir nada.

- ...

Interessante é que dali a 10 minutos ele entra no banheiro para lavar as mãos depois de colocar o lixo lá fora (mulher sabe se fazer ouvir quando necessário). Eu fico no quarto, em frente da TV. Murmuro mais pra mim mesma que pra outra pessoa:

- Nossa, que bundão tem essa garota do Pânico na TV...

Nem fechei a boca e escuto uma confusão de corrida e trombadas nas cadeiras da cozinha, meu marido aparece como que por encanto na frente da TV.

- Cadê, cadê?

Engraçado, tão longe e com o barulho da torneira e tudo e ele ouviu...

Agora se você quiser falar mesmo para as paredes, invente de conversar sobre a relação. Aí então ele vai ficar olhando pra você com os olhos vazios e não vai ouvir nadinha. Vai só dizer "an-han" de vez em quando e balançar a cabeça em sinal de que está concordando.

Sugiro que aproveite a ocasião, já que ele não está escutando mesmo, avise que vai estourar o cartão de crédito na boutique nova que abriu no centro da cidade, vai viajar sozinha para a praia nas férias e levar o laptop dele com você.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Verdade seja dita: homem adora rotina



Homem vive reclamando que não gosta de casamento porque depois que casou a relação vira rotina. Bom pra eles, porque homem só se sente bem e seguro dentro da rotina. Vai a mulher inventar de trocar os móveis de lugar e vai ouvir: "eu gostava mais do jeito que era". Vai a mulher tentar fazer uma surpresa para o marido e passar o dia no salão, mudar maquilagem, cor e corte do cabelo, estilo de vestir. Em vez do entusiasmo, vai ver uma cara abismada e logo a pergunta: "tá ficando doida? Se arrumou assim pra quem?"

Qualquer mudança de comportamento é logo encarada com suspeita. Mudanças no cardápio e em horários são logo rejeitadas. E já reparou que há anos seu marido assiste religiosamente os mesmos programas na TV? Tem a hora do jornal, a hora do futebol, do programa de humor...

E se vestem sempre do mesmo jeito, não mudam nem o modelo, com muita insistência concordam em mudar a cor, de azul escuro para azul marinho, digamos. Não mais que isso, não adianta insistir que ele não vai botar uma camisa vermelha no meio daquelas camisas azuis todas que ele tem. Além de gostar de rotina, homem é monocromático. Porque não sabe combinar cores, e alguns nem as enxergam, já que o daltonismo só ataca os homens. Que privilégio, hein?

Mas daltônicos ou não, acho que o mal dos homens é que não têm um pingo de imaginação, e se tem não ousam usar de jeito nenhum. Uma das coisas mais difíceis que conheço é convencer um homem a sair da frente da TV numa tarde de domingo (que tenha jogo) para passear. Nem cinema, nem parque, nem shopping, nem motel com banheira de hidromassagem. Só se a Scheila Carvalho for junto, aí eles topam...

E depois reclamam de rotina... Quem tem que reclamar somos nós, homem adora tudo igual, como sempre foi, e vá a gente tentar mudar. Resistência na certa. Só gostam mesmo é de variar quando se trata de mulher, mas com a imaginação que têm, não duvide nada se a amante dele for a sua cara. Nem pra arrumar amante saem da rotina.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato