terça-feira, 8 de maio de 2012

Quem mente mais: o homem ou a mulher?

Essa é uma pergunta difícil, já que generalizar é complicadíssimo. Eu não diria que um mente mais que o outro, só que homens e mulheres mentem de maneiras diferentes.

As mulheres mais por omissão: esquecemos de dizer que compramos 10 vestidos novos, lembramos apenas de dizer que compramos um; dizemos que tiramos um cochilo à tarde, mas não mencionamos que foi de 4 horas; contamos ao marido ou namorado que o colega de serviço nos deu uma cantada, não dizemos que também tentou nos beijar à força.

Então não é bem que a mulher minta, apenas não conta a história toda. Claro que se for submetida a um interrogatório (o que marido ciumento adora fazer) acaba entregando tudo.

Já o homem faz o contrário, mente por exagero. Diz que o chefe o elogiou,  que ele é seu melhor funcionário e que merece um aumento e uma promoção, quando o chefe só disse que o trabalho que ele fez estava bom; diz que deu uma surra no vizinho, que ele foi parar até no hospital quando só bateram boca; diz que havia 500 pessoas na fila do banco quando só havia umas 30.

Na verdade eu acredito que mentir é não dizer a verdade ou não dizer toda ela. Omitir ou exagerar é também mentir, então aqui na minha estatística furada ficamos empatados.

Também não quero dizer aqui que todas as mulheres mintam, ou que todas omitam. Mas que todos os homens exageram, nem que seja um pouquinho, nisso minhas colegas aí vão concordar, não vão?

Zailda Coirano – SOS Idiomas