É interessante notar que os homens (especialmente os casados) têm uma particularidade em comum em matéria de audição, que sempre achei sumamente interessante porque ela funciona na maioria dos exemplares de sexo masculino, normalmente ativada pela voz feminina (da esposa, principalmente, não da esposa dos outros, a do próprio).
Lembram daquele ditado: "o pior surdo é aquele que só escuta a si mesmo"? Pois é. Os homens de maneira geral só escutam o que lhes interessa. Você pode falar o que quiser, eles só vão escutar se for alguma coisa interessante, se for alguma coisa de que não gostam, ficam surdos.
- Amor, você coloca o lixo lá fora?
- Hein?
- O lixo. O lixeiro já vai passar.
- O quê?
Vou até a porta do quarto onde ele está, na frente do computador, ocupadíssimo com um jogo de bilhar online enquanto preparo o jantar, lavo a louça e vigio a roupa no tanquinho.
- Perguntei se você poderia levar o lixo lá fora.
- Desculpe, amor. Com esse som do jogo não consigo ouvir nada.
- ...
Interessante é que dali a 10 minutos ele entra no banheiro para lavar as mãos depois de colocar o lixo lá fora (mulher sabe se fazer ouvir quando necessário). Eu fico no quarto, em frente da TV. Murmuro mais pra mim mesma que pra outra pessoa:
- Nossa, que bundão tem essa garota do Pânico na TV...
Nem fechei a boca e escuto uma confusão de corrida e trombadas nas cadeiras da cozinha, meu marido aparece como que por encanto na frente da TV.
- Cadê, cadê?
Engraçado, tão longe e com o barulho da torneira e tudo e ele ouviu...
Agora se você quiser falar mesmo para as paredes, invente de conversar sobre a relação. Aí então ele vai ficar olhando pra você com os olhos vazios e não vai ouvir nadinha. Vai só dizer "an-han" de vez em quando e balançar a cabeça em sinal de que está concordando.
Sugiro que aproveite a ocasião, já que ele não está escutando mesmo, avise que vai estourar o cartão de crédito na boutique nova que abriu no centro da cidade, vai viajar sozinha para a praia nas férias e levar o laptop dele com você.