quarta-feira, 18 de junho de 2008

Você se acha feia?

A televisão, o cinema e as revistas há muito ditam o padrão de beleza feminina e se você não é a cara da Demi Moore ou se não tem o corpo da modelo mais paparicada da moda pode - vez por outra, claro - sentir que não é bonita, ou pelo menos não tanto quanto gostaria.

Isso é normal, mas comparar-se aos padrões de beleza impostos pela mídia é covardia, afinal elas têm obrigação de ser belas e conservar-se assim pelo máximo de tempo possível, afinal é assim que ganham a vida, não é mesmo? Com certeza boa parte dos milhões de dólares que ganham indo de um lado para o outro na passarela (nossa, deve cansar pra burro!) deve ser revertido em tratamentos de beleza.

Pra manter aquele corpinho, tome horas e mais horas diárias de ginástica em academia, cirurgias, lipoaspirações e o que o valha semestrais ou - conforme o caso - até mensais. E massagens, cremes, ufa... só de falar já fiquei cansada, deve ser muito chato mesmo.

E imagine quantas horas passam no salão de beleza, aqueles tratamentos de raios não sei o que pra hidratar o cabelo que cortam, alisam, tingem 3 vezes por mês... E depois quilos de maquiagem pra disfarçar qualquer imperfeição, qualquer marca que seja.

Ah, assim não vale! Quem é que vai investir assim pra ficar bela? E depois é tanta coisa por cima que dá a impressão que se tocar desmancha tudo!

Mas agora imagine a cena: A Gisele Bündchen acorda com fome e resolve quebrar a dieta de 1 copo dágua no café da manhã, 1 folha de alface no almoço e chá verde sem açúcar no jantar e pedir uma pizza para o almoço. Ela acabou de acordar e já são 11 e meia da manhã, tem um compromisso e por isso resolve pedir a tal pizza. O entregador toca a campainha do apartamento e ela abre a porta do jeito que acordou, antes dos tratamentos de beleza costumeiros. Nossa, a visão deve ser apavorante! Sem um bom fotógrafo escolhendo ângulo e luzes, ela deve parecer com uma simples mortal que acabou de acordar. E deve estar com um bafo daqueles!

Apesar de que eu duvido muito que o entregador de pizza vá se lixar com o mau hálito da moça, apenas pelo fato de ser quem ela é ele vai achar bonita - se conseguir reconhecê-la. Mas tirando a fama, a maquiagem e os truques fotográficos, ela é igualzinha a qualquer outra mulher.

Como ela mesma já cansou de dizer em entrevista, quando era mocinha ela se achava feia, magrela, desengonçada. E devia ser mesmo. O que mudou, além da aura de charme criada a seu redor foi simplesmente que agora ela se acha bonita. Ela se gosta, aprecia a própria imagem.

Portanto, mulherada, o négócio é o seguinte: tratem de fazer as pazes com o espelho. Vamos todas ficar na frente do espelho e parar de olhar o que está acima ou abaixo do desejado. Vamos nos concentrar nos pontos fortes e lembrar que cada uma de nós tem uma beleza única, que nenhuma revista irá ditar ou moldar. Que somos lindas sim, e isso ninguém irá nos tirar. Beleza interior existe sim, e começa na sua cabeça. Na hora em que você se convencer que é bela, isso irá fluir para o seu exterior e você vai dar de 10 a zero na Julia Roberts.

E quer saber que mais? Nada de ter ciúme do seu marido porque ele vive suspirando pela Sharon Stone porque está mais que na cara que ela nunca vai dar bola pra ele mesmo e ele tem que achar você bonita, e não ela. Eu mesma não estou nem aí quando meu marido suspira pela Julia Roberts ou por ninfetas em geral e sempre faço questão de frisar:

- Você está na idade do lobo, meu bem. Pode babar o dia inteiro por Chapéuzinho, mas vai pra cama com a vovózinha.

(zailda coirano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia o recado:

1- Se não quiser usar seu nome verdadeiro, invente um apelido.

2- Comentários anônimos serão deletados se contiverem críticas porque considero covardia criticar no anonimato.

3- Deixando seu email você será avisado quando seu comentário for publicado e respondido no blog. Seu email não será publicado.

4- Assine RSS do comentário para acompanhar as respostas ao tópico.

E o mais importante:

Comentários considerados ofensivos não serão publicados.