domingo, 25 de maio de 2008

Reações à traição

Ela está em frente à TV. Ele chega, deposita a chave do carro na mesinha e vai para o quarto. Ela desliga a TV e vai atrás.

- Escuta aqui, Luiz Henrique, quero saber o que está acontecendo. Isso são horas?

- Já te falei, minha filha. Tive reunião até tarde. Você sabe como são essas coisas, já devia estar acostumada.

- Reunião até essa hora? Vê se está escrito "idiota" aqui na minha testa! Estou de olho em você já faz tempo! Você anda mudado e cada dia chega mais tarde. O que está acontecendo?

Luiz Henrique fica uns minutos fitando o espaço, como a se decidir, depois começa, em voz baixa:

- Olha, eu adoro você e as crianças... mas você tem razão... conheci uma moça no escritório...

Ela ouve embasbacada, senta-se na cama para ouvir a confissão provocada pela súbita dor na consciência do marido.

- No começo era apenas uma brincadeira... nunca olhei para outra mulher depois que me casei... mas você também mudou, não me dá mais atenção... sexo só uma vez por mês e olhe lá...

As frases dele vão se sucedendo, vai criando coragem e contando tudo, ela fica pasma, como não percebera antes?

- Mas e agora, Luiz Henrique? E você não pensou em mim e nas crianças? Como vai ser daqui pra frente?

- Olha, reconheço que errei, mas sou homem, você sabe: a carne é fraca, ela estava ali, tão próxima, não pude evitar...

Ela toma coragem para a pergunta crucial:

- Mas você está apaixonado por ela?

- Não, claro que não... já te disse, foi uma fraqueza. Me perdoe... você sabe que é você que eu amo...

Ela não consegue conter as lágrimas, atira-se nos braços dele.

- Ah, Luiz Henrique, eu te amo! Jura que não vai acontecer de novo e passamos uma borracha nisso tudo. Juro que será tudo diferente daqui pra frente.

Eles ficam abraçados, ela chorando de mansinho, ele alisando os cabelos dela. Sim, daqui pra frente tudo vai mudar.

...

Ele entra na sala, ela está ao telefone, de costas para a porta. Assim que pressente sua chegada, desliga o aparelho.

- Maria Cecília, assim não dá! Você pensa que eu sou idiota?

Segura-a pelo ombro e faz com que se vire para encará-lo.

- Está escrito na sua cara que anda aprontando! Não é de hoje que acontecem esses telefonemas misteriosos.

Ela está trêmula e choraminga:

- Ai, já faz tempo que quero falar com você... não foi minha culpa... você não me dá mais atenção...

- O quê? Quer dizer que você confirma essa safadeza?

- Ah, me desculpe... eu fico tão sozinha... começamos a conversar, quando eu vi já não havia mais jeito de parar...

- Parar o quê? Quer dizer que está me corneando mesmo?

- Não é bem assim, ele me ouve, acho que estou apaixonada...

- Apaixonada? Você não é mais criança pra ficar com essas bobagens! Quero saber tudo, tintim por tintim!

- Olha, eu juro que não aconteceu nada de mais. Acho que estou carente, é isso...

- Peraí. Quer me dizer então que não chegaram às vias do fato? Que vocês não transaram?

- Não, não... juro que não. Nunca outro homem me tocou depois de você.

- Bem, se é assim... Ainda podemos tentar consertar... Mas a partir de hoje a senhora vai ter que andar na linha, nada dessas bobagens românticas.

- Juro que não vai acontecer novamente... Foi uma bobagem, um momento de fraqueza...

- É bom mesmo, dessa vez passa. E se eu te encontrar de novo nesse telefone vou querer saber quem é e qual a finalidade dessa ligação.

Ela choraminga e funga:

- Tá bom, já disse que não vai acontecer mais. Acabou, pronto!

- E nada de usar o cartão de crédito até segunda ordem!

O marido pega o paletó e encaminha-se para a porta.

- Vou sair um pouco, esfriar a cabeça, não sei a que horas volto.

Quando ele sai Maria Cecília senta-se no sofá e cai em profunda meditação.

domingo, 18 de maio de 2008

Mulher bonita

Tenho uma teoria de que os homens não sabem analisar exatamente quando uma mulher é bonita ou não. Conheço poucos - excluindo os gays - que realmente sabem identificar estrias ou celulite, por exemplo. Se você duvida, faça o teste. Mostre a um homem uma mulher um pouco acima do peso, com aquele culote tradicional e pergunte o que acha. Ele normalmente não vai ver nada errado, provavelmente vai dizer que ela é "boazuda".

Outra teoria que tenho é que homem é como gato, ou seja: qualquer coisa em movimento vai chamar sua atenção. Sendo assim, um pouco de flacidez também não vai fazer mal, muito pelo contrário.

Para o homem o que determina se uma mulher é bonita ou não, normalmente é a forma que os outros homens olham pra ela. Se ela andar com aquele ar seguro e rebolante, que é característica daquelas que sabem que são belas e desejáveis, ele fatalmente irá concluir que ela anda dessa forma porque outros homens já lhe disseram que é bonita (como se precisássemos que um homem nos contasse isso) e portanto, se os outros a acham bonita e desejável, é essa mesma que ele irá querer, mesmo que seja para fazer inveja aos outros.

Portanto, na minha teoria, se você quiser impressionar os homens com sua beleza, não gaste muito tempo em academias ou em frente ao espelho, ou comprando roupas de moda. Só os gays sabem o que está na moda, os hetero geralmente detestam roupas muito "fashion". Simplesmente não ande, desfile. Não olhe, ignore. Não encare, empine o nariz e rebole como se tivesse um séquito de admiradores a seus pés. Os homens vão cair direitinho.

(zailda coirano)

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Preparando-se para sair

Um homem nunca vai entender porque demoramos tanto para nos arrumar para sair. Eles lá só enfiam uma camiseta, trocam o sapato, dão um tapa no cabelo e estão prontos. Pra nós tudo é mais complicado.

Imagine que você já decidiu até com que roupa vai, mas levemos em conta que dependendo do seu período menstrual essa mesma roupa que você provou anteontem e ficou magnífica vai ficar justa demais e você vai ficar parecendo uma baleia dentro dela. Lá vamos nós procurar então outra roupa.

O duro da roupa feminina é que varia a cor e o estilo, então uma blusa que ficaria magnífica com uma saia laranja estilo cigana vai ficar horrorosa com uma saia da mesma cor em outro estilo. Isso os homens não entendem de jeito nenhum, e enquanto você troca saias e blusas ele fica lá berrando que nem louco:

- Já está pronta? Vamos chegar atrasados! Já faz uma hora que você está aí na frente desse espelho!

Uma hora nada, homem é exagerado. Digamos uns 30 minutos, não mais. E você ainda nem encontrou o sapato que irá usar com a roupa que acabou de escolher.

Sapato então é um deus-nos-acuda, tem de tudo quanto é jeito e vá a gente convencer os homens de que "não tem sapato" enquanto eles berram no nosso ouvido que "tem, sim, tem mais de 30 pares" porque eles também não entenderiam que dentre aqueles sapatos todos não há unzinho só que vá bem com sua roupa.

Agora a maquilagem, e aí há muitas possibilidades: sombra azul como a blusa ou laranja como a saia? Ser ou não ser, eis a questão. E nós nos debatemos na nossa insegurança cheias de culpas por fazer o chato do namorado ou marido (mais chato ainda) esperar...

Escolhida a cor da maquilagem, você decide que ela vai ser leve. Aqui cabe uma explicação ao espírito-de-porco do seu marido: maquilagem "leve" é a que demora mais tempo para ser aplicada, porque temos que passar um monte de sombra, pós e batons para causar aquela impressão de "rosto lavado" que eles tanto apreciam na mulher deles, mas não vêem graça nenhuma quando a mulher é dos outros.

Agora vem o mais difícil: o cabelo. Já reparou que ele nunca quer ficar do jeito que a gente quer que fique? Umas têm cabelo escorrido, que não se ajeita com nada; outras, muito crespo, do tipo bandido: ou está preso ou armado; a cor também não favorece... Mas agora não dá pra resolver isso. Prende aí de lado e vamos lá.

Bem, depois de conciliar tudo o que falta para ficar prontinha para a festa, torça para que vocês ainda consigam chegar lá antes dela acabar, senão vai ter que ouvir poucas e boas dele.

Ah, e torça também para que ele não tenha dormido no sofá da sala enquanto esperava você ficar pronta. Homem geralmente acorda num humor horroroso!

(zailda coirano)